sexta-feira, 18 de março de 2011

Roteiro para reuiniões...

“É bom viver em grupo e ajudá-lo a crescer”

1.      Acolhida:
“Deus Pai e Mãe de todos nós, nos acolhe e nos abençoa. Nós também vamos acolher quem está ao nosso lado com um abraço e trocando com ele a nossa flor”.
Em seguida, todos recitam em coro o versículo que pode ser repetido mais de uma vez: “Eram unidos e colocavam em comum todas as coisas.” (At 2, 44)

2.      Dinâmica: Barbante
Objetivo: Levar as pessoas a buscarem soluções simples para problemas que parecem grandes.
Número de pessoas: Indiferente
Material necessário: Dois pedaços de barbante de 1m
o   Como Fazer:
A dinâmica é feita com duas pessoas. Amarra-se as pontas do barbante em cada pulso de uma pessoa deixando uma pequena folga. Faz-se o mesmo com a outra pessoa, porém passando o barbante por dentro do barbante da primeira. Os participantes tem um tempo para se separarem. O barbante não poderá ser rompido. As pessoas que estiverem fora podem dar sugestões. A dinâmica termina quando o tempo se esgotar ou os participantes conseguirem se soltar
o   Refletir sobre a dinâmica.

3.      Leitura Bílblica: Atos 2, 42-47

4.      Reflexão:
Pensando na vida de Jesus, vemos o quanto Ele dá importância ao grupo dos apóstolos ou dos seguidores da sua mensagem, como os cristãos das primeiras comunidades. O viver cristão é marcado pela fraternidade que se expressa na partilha de vida, no viver junto com os outros. É nesse ambiente de convívio com mais pessoas, que se vai percebendo que viver em grupo faz bem. Um grupo que ajuda no crescimento de seus integrantes, ajuda a lutar pela vida: assim são ou devem ser os grupos de jovens cristãos. O grupo de jovens deve se preocupar com a formação das pessoas, e nesse caminho incentivar ao estudo, ao hábito da leitura pessoal, da busca de informação, da organização e planejamento de atividades.
Os grupos de jovens devem ser grupos de vida, onde as pessoas aprendem a falar sobre seus problemas, acolhendo-se e ajudando-se uns aos outros para crescerem como gente. O grupo é um lugar de apoio, de confirmação na fé. E como cristãos, no grupo se experimenta a presença de Jesus vivo, pela partilha. E assim tornam-se agentes de transformação da realidade.

5.      Recados:
o   Palestra dia 27/03 às 17:00h – trazer refrigerantes.
6.      Final:
o   Abraço de amigos;
o   Oração da juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário